Cursos

Treinamentos

Criação básica de sites com HTML e CSS

–  Ter o conhecimento básico de informática.

Introdução ao HTML
– O que é o HTML.
– Editores para escrever os códigos em HTML.
– Criando uma estrutura básica de HTML.
– Formatação de texto com tags.
– Cabeçalhos, parágrafos e quebra de linha.
– Listas ordenadas e não ordenadas.
– Links e Ancoras em uma página.
– Inserindo uma imagem e som.
– Trabalhando com Tabelas.
– Header, footer e nav
– Section e Article.
– Formulários
– A nova Tag de Input para Formulários.

Introdução ao CSS.
– Inline e externo.
– Seletores, classes e IDs.
– As tags Div e Span.
– Formatendo textos, fontes e cores.
– Criando bordas.
– O modelo de caixa (Box Model).
– Elementos flutuantes.
– Posicionamento e formatação de links.
– Sombra.
– Animação e transições.

Criação de Sites com WORDPRESS

–  Ter o conhecimento básico de informática.

Introdução ao WordPress.
Instalação do WordPress.
– Na máquina física.
Configurações do WordPress.
– Administração no WordPress.
Páginas, Posts e Categorias.
Plugins do WordPress
– O que são os plugnis e como usa-los.
Temas do WordPress.
– Como instalar e configurar.
O Elementor.
Personalização do site.
Hospedagem na Web.

 

Lógica de programação

–  Ter o conhecimento básico de informática.

O Algoritmo
1- O que é o Pseudocódigo
2- O Fluxograma.
3- Teste de mesa.

Introdução a lógica de programação.
1- Estruturas de lógica de programação.
2- Reserva de área de memória.
3- Tipos de programas (paradigmas).

Estruturas de programação
Operadores
Decisões
1- Simples.
2- Simples encadeada.
3- Composta.
4- Composta encadeada.
5- Múltipla escolha.

Laço de repetição
1- Faça Enquanto.
2- Faça até.
3- Para Vx de Nx até Yx passo N.

Vetor(Array)

Matriz

Registro
Uso de vetores com registros

Modularização

Variáveis globais e Locais

Arduino Automação e Robótica

Para o melhor aproveitamento do treinamento de programação com Arduino Automação e Robótica, é recomendado ter participado do curso de Lógica de Programação ou possuir conhecimentos equivalentes.

O Átomos e sua estrutura
1- Camada de valência
2- Corrênte elétrica
3- Tensão elétrica
4- Resistência elétrica
5- Lei de Ohm
6- Cálculo da potência elétrica pela lei de Ohm

Tipos de Corrente

Componentes eletrônicos

Resistores
1- Associação de Resistores
2- Associação Série
3- Associação Paralelo
4- Associação Mista
5- Conversão de níveis lógicos e alimentação correta de circuitos

O potênciometro

Capacitores
1- Capacitor eletrolítico
2- Capacitores cerâmicos
3- Experiencia de carga e descarga de um capacitor

Diodo
Diodo Led

O Arduino
1- O que compõe a placa de desenvolvimento do Arduino?
2- O IDE do para o Arduino
3- Controles básicos do IDE

Montagens
1- O uso de Botões
2- Por que usar resistores pull-up e pull-down
3- Pull-up
4- Pull-down
5- Calculando os valores para as resistências dos botões

O efeito Bounce

Leituras analógicas

Usando o potenciômetro

Serial.begin()
1- O Sensor LDR 40
2- Acionando o Micro Servo 9g SG90 TowerPro
3- Sensor de Temperatura LM35
4- Módulo Relé de um canal
5- Sensor Ótico Reflexivo TCRT5000

Cristal Líquido com Arduino
1- Display LCD 16×2
2- A Biblioteca LiquidCrystal
3- Implementando a Biblioteca LiquidCrystal

Código do Termômetro

Excel 365

Ter o conhecimento básico de informática

Trabalhando com planilhas
1- Trabalhando com planilhas
2 – Trabalhando com várias planilhas
3 – Comentários em células

Tópico Referências de células
1- Referências de células
2- Intervalos nomeados
3- Referências 3D

Tópico de dados
1- Consulta
2- Classificação
3- Auto filtro

Tópico Imagens e ilustrações
1- Imagens e Ilustrações
2- Formas geométricas
3- WordArt

Configuração de página, impressão
1- Configuração de página
2- Personalizando cabeçalhos e rodapés
3- Impressão

Formatação de planilhas
1- Formatando a fonte
2- Formatando o alinhamento
3- Formatando números, porcentagens, datas e horas
4- Formatos personalizados
5- Formatando bordas
6- Formatando o preenchimento
7- Formatando uma tabela
8- Trabalhando com cores
9- Estilos de células
10- Trabalhando com linhas e colunas

Cálculos básicos
1- Cálculos básicos
2- Cálculos com porcentagens
3- Inserindo funções
4- Funções matemáticas básicas
5- Digitando e formatando datas e horas
6- Funções e cálculos com datas
7- Funções lógicas

Gráficos
1- Inserindo gráficos
2- Tipos de gráficos
3-Criando um gráfico de linhas
4- Criando um gráfico de pizza

Informática básica

Este treinamento foi criado para iniciantes. Portanto, não há necessidade de ter conhecimento em informática.
Curso destinado a todos os participantes que queiram adquirir maiores conhecimentos
no Sistema Windows, Office e Internet.

O curso proporciona conhecimentos básicos na área de informática e oferece condições para o desenvolvimento de trabalhos que auxiliem no dia a dia.
Seja tarefas escolares, pessoais, comerciais ou mercadológicas.

O curso irá mostrar o uso do Windows 8.1, que é o sistema operacional.
Inserir caracteres especiais.
Mostrar o uso do gerenciador de arquivos.
Criação de texto e desenho.
Fazer a captura da tela ou parte da mesma.
Abordaremos os principais aplicativos do Office.
O processador de texto Word.
Planilhas eletrônicas com Excel.
Criação de apresentações com PowerPoint.
Conceitos sobre computador e seus componentes.
Comunicação digital, manipulação de navegadores, e criação de emails.

Informática - Terceira Idade

Este treinamento foi criado para iniciantes. Portanto, não há necessidade de ter conhecimento em informática.
Curso destinado a todos os participantes que queiram adquirir maiores conhecimentos no Sistema Windows, criação de planilhas e documentos, bem como a criação de apresentações, uso de navegadores  enviar e receber emails.

Identificação Física dos Recursos de Tecnologia da Informação
• Micro Computador
• Notebook
• CPU
• Monitor
• Teclado
• Mouse
• Nobreak
• Apresentação de Outros sistemas operacionais (Linux) com utilização de software livre

Identificação dos Itens mais utilizados no dia a dia
• Área de trabalho
• Identificando ícones e Barra de Tarefas
• Botão Iniciar
• Pasta Documentos
• Movimentação do mouse
• Tipos de Clicks do mouse (Click Simples, duplo, com Botão Direito e Scroll do Mouse)

Familiarização com a Escrita/Digitação
• Bloco de Notas
• Identificação e navegação com o cursor
• Identificação e utilização das teclas Shift, Capslock, Home e End

Gerenciamento de Arquivos
• Criação de Pasta do Aluno na Área de Trabalho
• Salvar arquivos em uma pasta específica e não só na pasta documentos – alunos com pen drive criam pastas no pen drive, identificação de tipos de arquivos (Imagem, Vídeo, Texto)

Identificação de Softwares e suas Funcionalidades
• Conhecimento do Sistema Operacional
• Navegadores
• Cliente de e-mail

Suítes de Ferramentas de Escritório – noções básicas
• Editor de texto
• Planilha eletrônica
• Power Point (apresentações)

Internet e Segurança Digital – Conceito e sua utilização
• Navegação na internet e envio de e-mail
• Noção do que é rede de computadores e WWW
• Noções de Segurança para Validação de Informações da Internet
• Conscientização das ameaças e ataques cibernéticos e como se proteger

Eletrônica Simples

Este treinamento foi criado para iniciantes. Portanto, não há necessidade de ter conhecimento em informática.
Treinamento destinado a todos os participantes que queiram ter conhecimentos básicos de eletrônica. A partir de 12 anos de idade.

Treinamento baseado em projetos práticos
O treinamento é baseado em projetos que serão trabalhados na prática para que qualquer pessoa possa aprender de maneira simples, fácil e divertida.
No treinamento iremos ver o conceito básico de:
• Eletricidade.
• Circuitos eletrônicos.
• Circuitos e ligações de lâmpadas.
• Transistores.
• Transdutores.
• Capacitores.
• Resistores.
• Leds.
• Fototransistores.
• Circuito integrado (555).

Robótica Simples com Arduino

Ter feito o treinamento de eletrônica simples, ou ter conhecimentos básicos de eletrônica. A partir de 12 anos de idade.

Treinamento baseado em projetos práticos
Todo treinamento será prático de forma simples, fácil e divertida. Serão abordados:
• Pisca pisca com um led.
• Pisca pisca com dois leds.
• Ligação sequencial crescente de 5 Leds.
• Ligação decrescente crescente de 5 Leds.
• Ligação aleatória de 5 Leds.
• Ligar e desligar um led com botões.
• Contador de acionamento do botão.
• Montagem de um circuito com servo motor.
• Ligação de um sensor de luminosidade (LDR).
• Montagem de um braço robótico controlado por botões.
• Montagem de um braço robótico automático.
• Temporizador eletrônico para ligar lâmpadas.

Lógica de Programação com Java

–  Ter o conhecimento básico de informática.

O Algoritmo
1- O que é o Pseudocódigo
2- O Fluxograma.
3- Teste de mesa.

Introdução a lógica de programação.
1- Estruturas de lógica de programação.
2- Reserva de área de memória.
3- Tipos de programas (paradigmas).

Estruturas de programação
Operadores
Decisões
1- Simples.
2- Simples encadeada.
3- Composta.
4- Composta encadeada.
5- Múltipla escolha.

Laço de repetição
1- Faça Enquanto.
2- Faça até.
3- Para Vx de Nx até Yx passo N.

Vetor(Array)

Matriz

Registro
Uso de vetores com registros

Modularização
– Módulo procedimento não parametrizado.
– Módulo procedimento parametrizado.
– Módulo função não parametrizado.
– Módulo função parametrizado.
– Sobrecarga de módulos (JAVA).

Escopo de variáveis
– Variáveis públicas.
– Variáveis privadas.
– Variáveis de escopo de comando.
– Variáveis instância.
– Variáveis de classe.

Classe
– Pública.
– Privada.

Método construtor.

Métodos modificadores.

Métodos abstratos.

Sobrecarga.

Herança.

Polimorfismo.

Interface.

Criação de Jogos com Scratch

–  Ter o conhecimento básico de informática.

1 O que é o Scratch?
  1.1 Instalação
  1.2 Conhecendo o Scratch
  1.3 Scratch em português
  1.4 Exemplos
  1.5 Conclusão
2 Se e Senão
  2.1 Operadores de comparação
  2.2 Operadores lógicos
  2.3 Labirinto
  2.4 Conclusão
3 Repetição
  3.1 Introdução
  3.2 Blocos de repetição
  3.3 Labirinto
  3.4 Conclusão
4 Variáveis
  4.1 Introdução
  4.2 Declarando variáveis no Scratch
  4.3 Variáveis globais e locais
  4.4 Labirinto
  4.5 Reiniciando o jogo
  4.6 Obtendo entrada do usuário
  4.7 Implementando um fundo musical
  4.8 Conclusão
5 Procedimentos e funções
  5.1 O que são procedimentos e funções?
  5.2 Labirinto
  5.3 Conclusão
6 Compartilhando projetos no site
  6.1 Conclusão